COORDENADORES E REGIONAIS
Associações e Missões devem-se dividir em áreas geográficas de desbravadores com os coordenadores regionais. As seguintes qualificações, procedimentos e deveres são para guiar na seleção de uma pessoa para preencher estes cargos e também para servir como uma orientação para as pessoas escolhidas. O coordenador deverá ser aprovado pela Comissão da Associação para ele ou ela ter autoridade.
I. Qualificações para um coordenador de Desbravadores a. Ser um líder. b. Ter pelo menos 5 anos de experiência na liderança dos desbravadores, incluindo 3 anos de responsabilidades administrativas. c. Viver na área de desbravadores em que ele ou ela está servindo. d. Não ocupar nenhum cargo no clube dos desbravadores local. e. Qualquer exceção das qualificações acima deve ser aprovada pelos diretores de clubes dos desbravadores na área envolvida. (e mais o líder dos jovens da Missão ou Associação)
II. Eleição do coordenador regional dos Desbravadores a. O termo do cargo será de 2 anos, contudo, o coordenador de desbravadores poderá ser reeleito. b. Nomeações para a responsabilidade de Coordenador Regional podem vir dos clubes locais se sua comissão de nomeações é constituída dos membros oficiais do clube local mais o diretor do clube agindo como presidente e representativo da Comissão de seu clube. Toda nomeação deverá ser apresentada pelo diretor do clube do departamento de jovens da Associação ou Missão dentro de 30 dias antes de eleição. c. As comissões eletivas são formadas pelos diretores dos clubes da região e do diretor de jovens da Associação ou Missão, seu associado ou representante, que reunirão e elegerão o coordenador da região. d. O nome do coordenador da área-distrital dos desbravadores eleito, será submetido a Comissão da Associação ou Missão para ser aprovado. e. O novo coordenador de área distrital eleito assumirá suas responsabilidades imediatamente após a aprovação da Comissão da Associação ou Missão.
III. Deveres do coordenador de área distrital dos Desbravadores A. Deveres Básicos Requeridos: A comissão da Associação ou Missão autoriza ao coordenador dos desbravadores a servir nas seguintes funções: 1. Estar disponível a dar assistência ao pastor local ou na liderança do clube em promover e manter as praxes e programas locais, da União ou Associação Geral dos Desbravadores. 2. Visitar cada clube na sua área freqüentemente para se familiarizar com seu programa. 3. Freqüentar as reuniões dos coordenadores regionais dos desbravadores para planejar todo o programa e funções, juntamente com a Associação. Estas reuniões deveriam realizar-se pelo menos trimestralmente. 4. Dar assistência ao diretor de jovens da Associação ou Missão nos acampamentos, feiras, cursos de treinamentos e outras funções dos desbravadores em nível de campo. B. Outras Funções Requeridas Pelos Clubes Locais ou Pastores: 1. Ajudar os clubes locais com suas atividades como Programa do Dia dos Desbravadores, Investiduras, Induções e Inspeções. 2. Encorajar as igrejas que não tem o clube dos desbravadores e ajudá-las a começá-los. 3. Promover e dirigir áreas de atividades como excursões de acampamentos, eventos, atléticos, cursos de liderança e reuniões de líderes. C. Sugestões Opcionais: 1. Promover participação em atividades comunitárias, tais como: paradas e feiras. 2. Promover e dirigir projetos missionários na área. 3. Publicar um boletim dentro da área. 4. Qualquer outra atividade desejada pelos seus diretores de clubes locais em determinada área.
IV. Diretor dos Desbravadores para os coordenadores regionais A. O diretor dos jovens ou seu associado da Associação ou Missão deverá ser o diretor que coordena as reuniões dos regionais dos desbravadores. B. Um diretor associado como coordenador deve ser apontado entre os coordenadores dos desbravadores no caso que a Associação não nomeie um pessoal para o cargo dentro de seu planejamento departamental.
V. Deveres do diretor associado A. Na ausência do diretor, o diretor associado deve presidir as reuniões dos coordenadores e apresentar um relatório das decisões alcançadas nas reuniões ao diretor. B. Numa emergência e na ausência do diretor ele tem a responsabilidade de organizar os coordenadores para assegurar a continuidade operacional do programa dos desbravadores.
Fonte: “MANUAL “DOS DESBRAVADORES”, Vol. 1, Administração do Clube, Casa Publicadora Brasileira”
|
APRESENTAÇÃO |
SEJA BEM VINDO |
BANNERS |
INSTITUCIONAL |
FIQUE POR DENTRO |
DIVIRTA-SE |